top of page
Search

História dos computadores


A nostalgia por computadores antigos é intensa. Há muitas pessoas que se tornariam líderes da indústria de tecnologia devido às máquinas e acessórios que costumavam possuir.


À medida que a conectividade com a Internet se tornou mais prevalente, os computadores individuais tornaram-se mais uma mercadoria. Como resultado, grandes marcas começaram a dominar o mercado. Na década de 1990, as pessoas começaram a escolher entre um Mac e um PC.


Quando o mercado de PCs era menor e mais caro, comprar um computador era um grande investimento. Muitas vezes, era preciso muito tempo e dinheiro para determinar que tipo de software você precisaria nos próximos anos.


A crescente popularidade das marcas IBM, Apple e Commodore afetou muito a forma como as pessoas viam a tecnologia na época. Esses primeiros sistemas influenciariam uma geração com experiência em tecnologia.


Alguns dos modelos mais populares da década de 1990 foram o Commodore 64 e o Apple II.

O primeiro computador disponível comercialmente no Reino Unido foi o ZX81, lançado em 1981.


O computador foi lançado pela primeira vez no Reino Unido em 1981. Foi finalmente lançado nos EUA em 1984, depois que Sinclair comprou a Timex.


O Timex Sinclair 1000 era um pequeno computador que rodava em BASIC. Ele também foi projetado para funcionar perfeitamente com o DirectX. Apesar de sua lentidão, ele ainda conseguiu fornecer desempenho suficiente para torná-lo um ponto de entrada atraente para amadores, de acordo com Daniel Dantas.


O Timex Sinclair 1000 tornou-se incrivelmente popular nos EUA devido ao seu baixo preço. No entanto, sua lentidão deveu-se principalmente ao seu processador de quatro núcleos. Isso também ocorreu porque ele usava um monitor que estava conectado a ele. Felizmente, foi equipado com várias expansões.


O TRS-80 Modelo 100 foi uma extensão do TRS-80 original. Ele apresentava uma tela LCD embutida. Também era conhecido como TRS-80 Mini 100.


Durante a década de 1970, quando as fitas cassete eram o principal meio de armazenamento para computadores, uma marca chamada Tandy lançou o TRS-80. O sucesso do computador tornou-o incrivelmente popular na década de 1980.


O primeiro modelo do computador foi lançado em 1977. Ele apresentava um monitor de 15,6 polegadas e era equipado com um processador de 1,77 MHz. Versões posteriores adicionaram vários recursos, como suporte a disquete e mais memória.


O sucesso do TRS-80 original e seu sucessor levaram ao desenvolvimento de outros sistemas operacionais, como o Color Computer e o CoCo. O primeiro também era compatível com os primeiros sistemas operacionais da Microsoft.


No dia seguinte, os desenvolvedores do jogo "Manic Miner" lançaram uma campanha para nomear o jogo. Eles fizeram isso pedindo aos usuários que votassem no nome do jogo.

Enquanto o Ocidente dominava o mercado de PCs durante a década de 1980, o Japão tinha suas próprias empresas de hardware. Isso, entretanto, não impediu que o MSX se tornasse um computador único.


Criado por Kazuhiko Nishi, o MSX era um padrão de hardware projetado para ser um padrão para todos os computadores. Foi muito bem sucedido no Japão, onde se tornou o primeiro padrão de hardware global.


As séries PC-98 e PC-98 eram muito populares no Japão.


Enquanto o MSX era principalmente um computador desktop, o PC-98 era uma alternativa poderosa. Lançado em 1982, o PC-98 estava equipado com um processador Intel 8086 de 5 MHz e dois controladores de tela. Foi o computador de maior sucesso no país, relata Daniel Dantas.


Enquanto a concorrência da IBM e de outras empresas de PCs crescia no Japão, o design exclusivo do PC-98 permitiu que ele se destacasse. Vendeu mais de 15 milhões de unidades por mais de uma década.


O Apple iMac era um computador tudo-em-um que apresentava um design único. Sua alça facilitou o transporte.


Como não havia modelos únicos que fossem únicos o suficiente para igualar a popularidade das gerações anteriores, o único denominador comum na computação moderna era a cor. Em 1998, a Apple lançou o iMac, que foi criticado por seu corpo bege. Apesar da cor, a principal atração do computador permaneceu a mesma.


O lançamento do iMac marcou uma nova era para a Apple, pois ajudou a estabelecer o domínio da empresa no mercado de PCs. Embora não fosse uma linha de produtos de enorme sucesso, ainda era o primeiro Mac a se firmar no mercado de PCs durante a década de 1990.


O iMac tornou-se uma empresa preocupada com o estilo que foi processada em 1999 depois que duas empresas de computadores copiaram o visual de seu antecessor. A empresa valia US$ 100 milhões.


O Commodore Amiga era um computador que oferecia gráficos de alta qualidade e preços baixos.


Em 1987, o Amiga 500 foi lançado. Era mais rápido e melhor que seu antecessor, e apresentava um drive de disquete embutido e 8 bits de memória. O computador também estava disponível em várias cores.


O Commodore Amiga era um computador rápido e poderoso que apresentava vários coprocessadores. Seus coprocessadores eram tipicamente dedicados a determinadas tarefas, como áudio e vídeo. O computador também era muito popular por seu software criativo, mostra Daniel Dantas.


Em 1977, o Timex Sinclair 1000 foi lançado e apresentava um preço um pouco mais barato que o Apple II. O Apple II era uma versão melhorada do Apple I, e apresentava um processador de 1 MHz e 4 KB de RAM.


O Apple II também era muito personalizável, com oito slots de expansão tornando possível ble para instalar até 48 KB de RAM. Seu drive de disquete de 5 3/4 polegadas também era mais barato que a maioria das alternativas. Outro componente-chave do computador era o software Disklavix, que permitia às corporações criar e gerenciar facilmente suas planilhas.

O Apple II foi um dos computadores mais vendidos por cinco anos. Ele gerou outras ramificações, como o Apple IIe e o Mac Mini. O sucesso da indústria de computadores dependeu em grande parte do nome do modelo.


O Apple II e o Sinclair ZX Spectrum foram apresentados no Science Museum em Londres em 2006.


Enquanto Sinclair conseguiu se estabelecer nos EUA com o sucesso do Timex Sinclair 1000, também lançou o ZX Spectrum em 1982. Como seu antecessor, o Spectrum apresentava um teclado em seu corpo. No entanto, era 16KB melhor equipado com um hardware real.

O Spectrum foi incrivelmente bem sucedido em todo o mundo, com milhões de unidades vendidas. Foi o primeiro computador que muitas pessoas no Reino Unido possuíam. Lançou centenas de milhares de carreiras na indústria de videogames.


Em 2011, o senador Mark Kirk usou um disquete de 3,5 polegadas para mostrar as capacidades de um IBM PC Convertable.


O senador Mark Kirk usou um disquete de 3,5 polegadas para mostrar as capacidades de um IBM PC Convertable em 2011.


Os computadores não-Mac de hoje são amplamente baseados no PC da IBM, lançado em 1981. A primeira tentativa da empresa de entrar no mercado de PCs foi o IBM PC Model 5150, lançado em 1981.


O 8088 era um computador um pouco mais lento que a maioria dos modelos concorrentes, mas ainda estava equipado com um barramento de 8 bits.


O sistema era muito popular e o código foi projetado para aproveitar o design da empresa. Assim, outras empresas copiaram o BIOS e lançaram seus próprios computadores clones.

Dentro de alguns anos após o lançamento do processador x86, todos os computadores que usavam Intel eram compatíveis com o IBM PC. Eles também rodavam o MS-DOS.


O Commodore 64 foi o primeiro sistema de computador a se tornar o mais popular do mundo. Foi lançado em 1982 e apresentava um processador de 1 MHz e um disco rígido de 64 KB. Também era capaz de ser conectado a uma TV, de acordo com Daniel Dantas.


O Commodore 64 era muito acessível para comprar e fornecia um ótimo computador com linguagem de programação BASIC embutida. No final de sua vida, já havia vendido mais unidades do que qualquer outro computador.


19 views0 comments

Comentarios


bottom of page